Intuito é informar, conscientizar e orientar os profissionais da saúde quanto ao cuidado com a saúde mental

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim realizou nesta sexta-feira, 3, uma palestra em alusão à Campanha Setembro Amarelo, mês de valorização da vida. A ação foi voltada para os colaboradores da unidade com objetivo de informar, conscientizar e orientar os profissionais da saúde quanto ao cuidado com a saúde mental.

O médico Breno Leite Santos abordou o tema ‘Depressão e prevenção ao suicídio- Informação em defesa da vida’. De acordo com o palestrante, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo.

Ele ressaltou a importância de chamar a atenção das equipes de um hospital para os cuidados com a saúde mental. “Nós estamos sujeitos a muitas situações que causam estresse, angústia, exaustão física e mental. Com essa ação, a unidade deixa claro que também está disponível para o apoio psicológico dos colaboradores. Ao perceber qualquer sinal de fadiga, estresse, ansiedade, isolamento, desesperança e humor deprimido, os trabalhadores podem buscar ajuda na unidade”, revela.

Setembro é o mês de campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, sendo o dia 10 deste mês a data mundial de combate à atitude de tirar a própria vida. Apesar de ser um assunto delicado por parte da sociedade, a campanha acende a importância de falar sobre o tema , e de ouvir para ajudar a salvar vidas. De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicadas em 2021, o suicídio continua sendo uma das principais causas de morte no mundo.

Ajustar fonte